Laboratório Harriet Martineau
O Laboratório Harriet Martineau iniciou as suas atividades no mês de abril do ano de 2025 como Projeto de Extensão vinculado à UFJF-GV (Universidade Federal de Juiz de Fora, Campus de Governador Valadares) e registrado à Pró-reitoria de Extensão (PROEX).
A identidade visual do projeto está expressa nas duas artes que acompanham essa postagem.
O Projeto segue alinhado com dois objetivos sustentáveis da ONU (Organização das Nações Unidas): igualdade de gênero; educação de qualidade. Sua existência demonstra a preocupação com o apagamento contínuo e recorrente das mulheres teóricas clássicas das Ciências Sociais. Todavia, reconhece que esse não é um fenômeno restrito às Ciências Sociais e que pode ser observado também nas Artes, na Filosofia, e em tantas outras disciplinas e campos dos saberes.
A abordagem proposta não se limita à extensão universitária, mas encontra nesta a ancoragem para uma de suas principais atividades, a de divulgação científica. O texto abaixo traz o resumo da proposta para o seu 1º ano (04/2025 a 03/2026).
"O Laboratório Harriet Martineau reúne atividades de extensão, pesquisa e ensino com o intuito de realizar ações de divulgação científica dos produtos destas atividades. Congrega as ações do Curso de Extensão 200 anos de Sociologia, suas aulas síncronas e remotas. Os vídeos curtos gravados com leituras dos livros traduzidos das obras originais de Harriet Martineau e os debates sobre essas obras também fazem parte do Laboratório Harriet Martineau. Os eventos presenciais decorrentes da reunião de pesquisadoras(es) também farão parte do Laboratório associados aos resultados de projetos de pesquisas desenvolvidos pelos membros de sua equipe. Além disso, será um arquivo virtual que reunirá acervo, artigos, livros, traduções, informações sobre eventos, entre outras informações. Embora leve o nome da teórica Harriet Martineau, como homenagem ao seu importante papel para as Ciências Sociais e para outros campos, o Laboratório não se limita a ações relacionadas a esta, já que abarca teóricas e teóricos cujos trabalhos tenham sido ofuscados ou esquecidos na história das Ciências Sociais."
O Projeto é coordenado pela Professora Titular da UFJF-GV Dra. Fernanda Henrique Cupertino Alcântara e está vinculado ao Grupo de Pesquisas do CNPq "Teóricas Clássicas e Sociologia", que conta com a colaboração das professoras e pesquisadoras Giulle Adriana Vieira da Mata (UFOP), Natalia Monzon Montebello (UECE) e Eliana María Lucrecia Debia (UBA, Argentina). Também sempre contribuiu ativamente para pensar esse projeto a colega María-Rocío Navarro-Fosar (UNED, Espanha), que é uma especialista no trabalho de Harriet Martineau e mantém sites importantíssimos para quem realiza pesquisa documental e bibliográfica a respeito da vida e obra desta importante teórica clássica. Contamos, ainda, com o trabalho do discente Deividi Daniel Ferreira Santos (04/2025 a 03/2026), voluntário deste Projeto de Extensão. E com o trabalho da discente Anna Beatriz Gomes Leite (setembro de 2023 a agosto de 2024 - Fase 01; setembro de 2024 a agosto de 2025 - Fase 02), bolsista do Projeto de Pesquisa “Formação e reprodução do apagamento das mulheres nos cursos de Ciências Sociais de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no Brasil” vinculado a este Laboratório.
Que alegria!
ResponderExcluirObrigada Marcílio! Seja muito bem-vindo!
ResponderExcluir